Notícias

  • Veneri organiza audiência pública para reabrir fábrica de oxigênio da Petrobras

    Veneri organiza audiência pública para  reabrir fábrica de oxigênio da Petrobras


    Os estoques de oxigênio líquido estão se esgotando para o tratamento dos doentes de Covid em nosso Estado,  enquanto uma fábrica que poderia abastecer todos os hospitais está fechada. Por isso, o deputado estadual Tadeu Veneri está realizando uma audiência pública na próxima sexta-feira, dia 26, para reabrir a Araucária Nitrogenados, S.A, empresa do grupo Petrobras, desativada desde o ano passado.

    Com uma pequena adaptação, esta fábrica pode voltar a funcionar e salvar milhares de vidas, disse Veneri. Representantes da Federação Única dos Petroleiros (Fup), do Sindiquímica, a entidade dos trabalhadores do setor, Sindicato dos Engenheiros e Federação dos Hospitais, deputados federais e estaduais, Ministério Público do Paraná, entre outros, participarão deste debate emergencial em meio à mais cruel das crises sanitárias dos últimos tempos.

    A Araucária Nitrogenados pode produzir cerca de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora. “Enquanto outros Estados estão construindo usinas de oxigênio, nós temos toda uma estrutura pronta que pode operar quase que imediatamente. Basta vontade política para isso”, disse Veneri. Na audiência, o Sindicato dos Engenheiros irá apresentar os laudos que demonstram a possibilidade de reativação imediata da fábrica, em Araucária.

    As exposições serão feitas por Deyvid Souza Bacelar, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (Fup), Alexandre dos Santos, coordenador do Sindiquímica/Paraná, Leandro Grassmann, presidente do Sindicato dos Engenheiros do Paraná, Olga Duarte Gomes Pereira, Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Paraná, Rangel da Silva, Margarete Matos de Carvalho, Chefe do Ministério Público do Trabalho no PR, presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Paraná,  Marco Antonio Teixeira, coordenador do Centro Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, do Ministério Público Estadual, e Aparecido José Weiller Junior, da Associação dos Municípios do Paraná.

    Também estão convidados o chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Petrobras, Sindipetro, do Sindicato dos Médicos do Paraná, Associação Médica do Paraná, Frente Parlamentar de Combate ao Covid, Conselho Estadual de Saúde, Defensoria Pública e as entidades sindicais CUT e Força Sindical.

    A audiência será transmitida nas redes sociais da Assembleia Legislativa e do nosso mandato.

    https://www.facebook.com/assembleialegislativapr

    facebook.com/tadeuveneri

    youtube.com/tadeuveneri13