Notícias

  • Sanepar avança no bolso da população paranaense

    Sanepar avança no bolso da população paranaense

    Em 23 de janeiro de 2019, o governador Ratinho Junior (PSD) disse que a Sanepar iria avançar cada vez mais. Verdade. Está avançando cada vez mais no bolso da população paranaense. Assim reagiu o deputado estadual Tadeu Veneri ao anúncio do reajuste de 9, 62% nas tarifas de água e saneamento da Sanepar.

    Veneri disse que a autorização da Agencia Reguladora do Paraná (Agepar) somente foi dada porque houve um pedido para o aumento feito pela empresa. “Não me venham com essa história de que o aumento foi determinado pela Agepar. A agência concede porque pediram. Os paranaenses estão pagando os dividendos para os acionistas estrangeiros e bancos privados”, criticou o deputado Tadeu Veneri, em pronunciamento nesta quarta-feira, 26.

    Ver quadro acima sobre quanto os acionistas privados estão ganhando ao longo do tempo.

    Veneri destacou que o desempenho financeiro da Sanepar nos últimos anos mostra que é injustificável o aumento das tarifas.Em 2019, o lucro líquido alcançou um total de R$ 1,08 bilhão. Ao mesmo tempo os resultados do segundo trimestre de 2020 apontaram um crescimento de 5,2% das receitas de água e de 6,3% com o esgoto. Ao mesmo tempo, os custos da companhia foram reduzidos em 1,7% em relação ao segundo trimestre de 2019. 

    Para Veneri, a Sanepar está em acelerado processo de privatização, ao aplicar um reajuste deste nível para bancar a remuneração dos acionistas privados, perdendo sua função de garantir um serviço público de qualidade e de baixo custo à população. O deputado destacou que a empresa comemorou a adesão de 507 funcionários ao Programa de Aposentadoria Incentivada. São vagas que, certamente, não serão preenchidas e indicam o desmonte da empresa, assinalou.