Notícias

  • Copel vai se desfazer de participação da Sercomtel. A próxima é a Copel Telecom

    Copel vai se desfazer de participação da Sercomtel. A próxima é a Copel Telecom

    Junto com a prefeitura de Londrina, a Copel irá se desfazer da sua participação acionária na Sercomtel, no leilão que está marcado para ser realizado até o próximo dia 18. Ao se desfazer da fatia de 45% das ações da Sercomtel, a empresa de telecomunicações de Londrina, a Copel leva adiante o processo de privatização da Copel Telecom, disse o deputado estadual Tadeu Veneri em pronunciamento na tarde desta quarta-feira, na sessão remota da Assembleia Legislativa.

     A Companhia de Energia do Paraná e a prefeitura de Londrina detêm o controle acionário da Sercomtel. “A Copel e a prefeitura de Londrina estão se desfazendo da Sercomtel e a empresa que comprar poderá operar a tecnologia 5G no Paraná e estará apta a comprar também a Copel Telecom e sua rede de fibra ótica. Estou curioso para saber quem vai comprar a Sercomtel, pois daí pode surgir uma grande empresa de telefonia fixa, digital e fibra ótica”, disse Veneri.

    Veneri voltou a questionar as razões que levam a Companhia de Energia do Paraná a vender a Copel Telecom no momento em que a pandemia expôs a importância de o poder público operar a rede de fibra ótica para proporcionar comunicação para vários setores, entre eles, a educação que adotou o modelo de ensino à distância. Esta é a segunda tentativa de venda da Sercomtel. No primeiro leilão, convocado em fevereiro, não houve interessados.

    Em maio, em  comunicado ao mercado, a Copel informou aos acionistas  que está iniciava o processo de venda da Copel Telecom, que detém 22% de participação do mercado e é considerada a empresa mais eficiente do setor de banda larga. “Nós queremos saber como vão ficar as escolas e os estabelecimentos de saúde e segurança que usam a rede de fibra ótica da Copel Telecom”, afirmou. A Copel Telecomunicações foi criada em 2000 e fornece internet para milhares de paranaenses através da tecnologia de fibra ótica.