Notícias

  • Nossa gratidão e congratulações à solidariedade!

    Nossa gratidão e congratulações à solidariedade!

    O deputado estadual Tadeu Veneri, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, apresentou voto de congratulações ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua. É um voto de reconhecimento à ação do Movimento na assistência a um dos grupos mais frágeis e expostos à pandemia do novo coronavírus.

    Mesmo com todas as dificuldades, o Movimento se associou a outras entidades para levar alimentos, roupas e produtos de higiene às pessoas que vivem em situação de rua, num admirável exercício de solidariedade aos que mais precisam. Desde 2006, o Movimento Nacional da População  em Situação de Rua desenvolve atividades em nosso Estado defendendo políticas públicas para esse setor da população que sobrevive nas ruas das nossas cidades. 

    Veja o nosso voto:

    REQUERIMENTO

    Requer o registro em ata e envio de Votos de Congratulações ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua pelos atos de solidariedade no Paraná durante a pandemia de coronavírus.

    TADEU VENERI, Deputado Estadual que o presente subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, requer, após ouvido o Soberano Plenário, o registro na ata dos trabalhos da presente sessão e o envio de VOTOS DE CONGRATULAÇÕES ao MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, pelas ações de solidariedade e de garantia dos direitos fundamentais das pessoas em situação de rua no Estado do Paraná durante a crise gerada pela pandemia de coronavírus.

    O Movimento Nacional da População em Situação de Rua atua desde 2006 no Estado do Paraná, com intensas atividades na luta pela ampliação da garantia dos direitos fundamentais da população em situação de rua, no enfrentamento da violência, da discriminação e preconceito contra esta população, bem como na implementação de políticas públicas específicas.

    Desde o início da pandemia de coronavírus no Paraná, o MNPR atuou diretamente em parceria com o Sindicato dos Correios e as organizações não governamentais Casa de Acolhida São José, Mão Invisível e INRUA na garantia de acesso a itens essências de higiene, vestimenta e alimentos para população em situação de rua, fornecendo diariamente 350 refeições no almoço. O MNPR ainda esteve nas ruas entregando cobertores e agasalhos para população em situação de rua.

    Além das ações de solidariedade, o MNPR buscou o diálogo com o Ministério Público, Defensoria Pública do Estado do Paraná, Defensoria Pública da União, Poder Público Municipal em Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina em prol de políticas públicas básicas para o momento de pandemia, a partir do que alcançaram a garantia de acesso da população em situação de rua à água potável, alimentação e acolhimento adequados e acesso a banheiros e chuveiros.

    Nesse período ainda o MNPR construiu o projeto moradia primeiro, voltado para locação social para população em situação de rua, apurou e encaminhou denúncias de violações ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e outras organizações, defendendo os direitos da população em situação de rua.

    O Movimento da População em Situação de Rua tem sido exemplo de solidariedade e humanismo nesse momento tão crítico que assola nossa sociedade. Esta homenagem representa nosso reconhecimento ao MNPR, que merece as congratulações por amparar e emponderar aqueles que muito já foram esquecidos e invisibilizados e que se viram profundamente impactados pela pandemia de coronavírus.

    Endereço para onde deverá ser enviado o voto de congratulação:

    Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, n. 3847, apartamento 733, bloco 7 – Leonildo José Monteiro Filho – coordenador do Movimento Nacional da População em Situação de Rua.

    Curitiba, 10 de agosto de 2020.

    Deputado Estadual Tadeu Veneri