Notícias

  • Veneri defende transparência em negociações do governo do PR com outros países para compra de vacina

    Veneri defende transparência em negociações do governo do PR com outros países para compra de vacina

    Qual é o tipo de acordo e com quais países o governo do Paraná está negociando para a produção e compra de vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus são alguns dos pontos levantados pelo deputado estadual Tadeu Veneri em expediente encaminhado nesta terça-feira, 28, à Secretária da Casa Civil. Por se tratar de um tema de interesse público é preciso haver transparência no processo, defendeu Veneri, mencionando as informações publicadas sem detalhes sobre convênios que estariam sendo realizados entre o governo do Paraná e países como a Rússia e China.

    O envolvimento e participação das universidades e instituições públicas, como o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), também são apontados por Veneri como fundamental na construção desses acordos.“Que tipo de acordo o governo está propondo? A proposta é de compra ou de cooperação para a produção das vacinas? Se o acordo é de cooperação, quais são os termos da negociação”, perguntou o deputado.

    Para Veneri, as universidades públicas são peças fundamentais no processo do desenvolvimento das vacinas e no nível de acesso da população ao produto. “Nesta pandemia, quem está fazendo a diferença são as instituições públicas. Boa parte dos leitos exclusivos para tratamento da doença em todo o país estão nos hospitais universitários das instituições públicas, que conduzem mais de mil pesquisas sobre Covid no país”, destacou Veneri.

    Veja o documento protocolado por Veneri:

    REQUERIMENTO

    Requer envio de expediente ao Chefe da Casa Civil, SenhorGuto Silva, para que forneça informações referentes as parcerias de cooperação técnica e cientifica para testagem e produção de vacinas contra a Covid-19 no Estado do Paraná.

    O Deputado Estadual Tadeu Veneri, no uso de suas prerrogativas,REQUERà Mesa Diretora, após ouvido o soberano Plenário, o Envio de Expediente ao Excelentíssimo Senhor Guto Silva, Chefe da Casa Civil no Paraná, para solicitar que forneça as informações e documentos referentes as parcerias de cooperação técnica e cientifica para testagem e produção de vacinas contra a Covid-19 no Estado do Paraná:

    a) Com quais países o governo do Paraná está negociando a compra de vacinas contra a Covid-19?

    b) Que tipo de acordo o governo está propondo? A proposta é de compra ou de cooperação para a produção das vacinas?

    c) Se o acordo é de cooperação, quais são os termos da negociação?

    d) Quais são as estruturas que o Paraná dispõe para produção de vacinas?

    e) Quanto o Estado irá desembolsar para a compra ou produção das vacinas?

    f) Qual o órgão consultivo na área de Saúde que está orientando o governo nesta negociação?

    g) Qual será o papel a ser desempenhado pela rede de universidades estaduais e hospitais universitários no processo e qual o aporte financeiro o Estado do Paraná vai realizar?

    h) Quais os prazos previstos para a oferta das vacinas à população?

    Sala das Sessões, 28 de julho de 2020.

    Deputado Estadual Tadeu Veneri

    JUSTIFICATIVA

    O presente requerimento tem por objetivo obter informações referentes ao processo de formalização de parcerias e produção de vacina contra a COVID-19 que o Governo do Estado do Paraná está negociando.

    O número de novos infectados e de mortes está aumentando assustadoramente dia após dia. Várias empresas e países estão anunciando testagem de vacinas e acordos de cooperação técnica e cientifica.

    O Estado do Paraná já anunciou que tem interesse em estabelecer protocolos para testagens e parcerias para a produção de vacinas no território paranaense. Admite que será usado, além do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), as universidades estaduais, mas não estabelece qual será o aporte financeiro para estas importantes instituições.

    Considerando a competência de fiscalização dos parlamentares estaduais prevista na Constituição do Estado do Paraná, vem sempre respeitosamente solicitar as informações descritas acima.

    Sala das Sessões, 28 de julho de 2020.

    Deputado Estadual Tadeu Veneri.