Notícias

  • Veneri pede que governo explique proposta de internacionalização da Sanepar

    Veneri pede que governo explique proposta de internacionalização da Sanepar

    O deputado estadual Tadeu Veneri pediu na sessão desta terça-feira,7, que o governo do Paraná e a direção da Sanepar expliquem à população as consequências do projeto 07/2020, que permite à empresa firmar parcerias no exterior, estendendo sua área de atuação aos serviços de fibra ótica e até à área de comercialização de energia.

    O projeto está sendo analisado em regime de urgência na Assembleia Legislativa. Veneri pediu vistas ao projeto, fazendo com que a votação da proposta encaminhada pelo governo do Paraná fosse adiada e retorne à pauta de votações nesta quarta-feira.

    “Qual é o interesse desses grandes grupos para que a Sanepar passe a operar internacionalmente? Se vai operar fora do país, fora dos limites do Paraná, nós precisamos saber como será feito, quanto será investido e qual o retorno disso. A água vai ficar mais barata para os paranaenses?”, questionou Veneri.

    Ele destacou que 80% do capital total da empresa já estão nas mãos do capital privado. E perguntou se os sócios privados vão concordar em trocar seus lucros por água mais barata para a população.

    Veneri disse ainda que a justificativa do governo, de que a Sanepar precisa ser mais rentável, não convence. “A Sanepar já é uma das empresas que mais lucros gera para seus acionistas. O que estamos vendo neste projeto é uma abertura total da empresa ao capital privado. Não vamos ficar assistindo tudo isso sem reagir”, afirmou.

    Clique para ver o projeto :