Notícias

  • Bancada pede explicações sobre perfil e número de empregos gerados por novas empresas no PR

    Bancada pede explicações sobre perfil e número  de empregos gerados por novas empresas no PR


    A bancada do PT na Assembleia Legislativa está solicitando informações ao governo sobre a quantidade e o porte das empresas criadas no Paraná em 2019, além do número de empregos gerados pelos novos empreendimentos. O questionamento da bancada busca explicar os números citados pelo governador Ratinho Junior (PSD) que apresentou o Estado como um exemplo de sucesso ao fechar o ano passado com a criação de 105 mil e 130 empresas e destacou os muitos incentivos que teriam sido proporcionados pelo Estado para ajudar a ativar a economia.


    “Nós precisamos saber que tipo de empresas foram criadas e se, efetivamente, esse processo se desdobrou na criação de empregos como propagandeou o governador”, justificou o líder da bancada, deputado Tadeu Veneri (PT). Ele observou que boa parte dessas novas empresas podem ser MEI (Microempreendedor Individual)ou microempresas,que se tornaram a tábua de salvação para a maioria dos desempregados no país.


    No requerimento, a bancada pede ao governo que informe qual o valor médio de faturamento destas novas empresas. Veneri citou ainda que é importante saber quantas destas empresas foram fechadas. “Você pode abrir um milhão de empresas, mas se novecentas forem fechadas, qual é o saldo disto para a economia do Estado”, questionou.


    O valor do capital social das empresas e o número de empregos formais gerados por elas também podem ajudar a esclarecer se, de fato, a economia está crescendo ou se é apenas um reflexo do chamado “empreendedorismo”, que é o novo nome que receberam os trabalhadores que se viram para sobreviver sem qualquer garantia trabalhista ou direito.


    O requerimento foi assinado pelos deputados Luciana Rafagnin, Tadeu Veneri, Professor Lemos e Arilson Chiorato.

    Abaixo, as perguntas feitas pela bancada ao governo do Estado

    REQUERIMENTO

    Requer pedido de informações ao Secretário de Estado da Administração e da Previdência.

    Senhor Presidente,

    Os Deputados que o presente subscrevem, no uso de suas atribuições regimentais, com fundamento no artigo 171, VIII, do Regimento Interno, requerem, após ouvido o soberano Plenário, o envio de PEDIDO DE INFORMAÇÕES ao Excelentíssimo Senhor Reinhold Stephanes,Secretário de Estado da Administração e da Previdência, sob pena de crime de responsabilidade, nos termos do art. 55 da Constituição do Estado, com os questionamentos abaixo elencados:

    Considerando os dados citados no discurso do Governador do Estado na Sessão da Assembleia Legislativa do dia 3 de fevereiro do corrente ano, a Mensagem e o Plano de Governo do Poder Executivo para o ano de 2020:

    1. Quantas empresas foram abertas no Estado em 2019?

    2. Do total das empresas abertas:

    2.1. Quantas são MEI e quantas são microempresas?

    2.2. Quantas tem capital social inferior a 50 mil reais?

    2.3. Quantas tem capital social inferior a 10 mil reais?

    2.4. Quantas tem capital social superior a R$ 1 milhão de reais?

    3. Quantos empregos formais foram gerados pelas empresas abertas no Estado em 2019?

    4. Quantas empresas foram abertas em cada ramo de atividade? Apresentar o número de empresas abertas com o respectivo ramo de atividade.

    5. Quantas empresas encerraram as atividades no Estado em 2019?

    Curitiba, 12 de fevereiro de 2020.

    Tadeu Veneri 

    Arilson Chiorato

    Luciana Rafagnin 

    Professor Lemos