Notícias

  • Sanepar vai reajustar pela segunda vez no ano a tarifa de água e esgoto

    Sanepar vai reajustar pela segunda vez no ano a tarifa de água e esgoto

    Pode preparar o bolso e liberar a indignação. O Tribunal de Contas do Estado autorizou a Sanepar a aplicar mais 3,76% de reajuste na tarifa de água e esgoto dos paranaenses. Vale a partir do próximo dia 1º de novembro. O percentual corresponde à diferença que havias sido pleiteada pela Sanepar no início do ano, quando a tarifa foi reajustada em 8,37%. Com esta nova correção, vamos pagar 12, 13% a mais este ano na conta de água.

    Nosso mandato vem questionando há muito tempo estes reajustes da Sanepar e a metodologia da empresa para calcular as correções. E vamos continuar essa luta porque sabemos que esses reajustes atendem aos lucros dos acionistas privados que passaram a ter 50% em dividendos sobre os lucros da companhia.Em 2011, o ex-governador Beto Richa aumentou de 25% para 50% os dividendos dos sócios privados da empresa, encarecendo cada vez mais a água que abastece os paranaenses.

    No início do ano, o aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) a pedido da Sanepar que, além da correção do período, aplicou ainda um valor adicional por conta da revisão tarifária periódica, realizada em 2017.

    O resultado é que a população vem pagando um reajuste que fica bem acima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,3% no período entre maio de 2018 a abril de 2019. Mas a Sanepar incluiu a nova parcela da recomposição tarifária, fixada em 25,63% , que será cobrada até 2024. Esse adicional foi estabelecido pelo governo anterior para, supostamente, cobrir uma defasagem da tarifa.