Notícias

  • Governistas entregam gestão de parques e áreas de proteção para iniciativa privada

    Governistas entregam gestão de parques e áreas de proteção para iniciativa privada

    O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) votou contra o projeto de lei  de iniciativa do governo que transfere à iniciativa privada a gestão de parques e unidades de conservação ambientais. O projeto recebeu 42 votos favoráveis e apenas cinco contrários e segue para sanção do  Executivo.

    A bancada governista rejeitou a emenda da oposição que destinava toda a arrecadação das concessões para o Fundo Estadual do Meio Ambiente para ações de preservação das áreas. Estes recursos iriam suprir a carência que o estado alega que tem para fazer a proteção e conservação ambiental.  “A proposta autoriza a transferência de todos os parques estaduais para a iniciativa privada, mas não prevê mecanismos de fiscalização e punição para empresas que porventura não cumpram o prometido. Corremos o risco de ter um novo pesadelo dos pedágios no Paraná”, disse Veneri.

    Apenas uma emenda da bancada de oposição foi aprovada ao projeto. A proposta condiciona a autorização para as concessões ao uso sustentável das áreas, de forma que a exploração do ambiente seja feita de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos.