Notícias

  • Apicultores pedem socorro em audiência sobre uso excessivo de agrotóxicos

    Apicultores pedem socorro em audiência sobre uso excessivo de agrotóxicos

    O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, deputado Tadeu Veneri, irá encaminhar ofícios à Secretaria de Agricultura, Ministério Público Estadual , Agência de Defesa Agropecuária do Paraná(Adapar) , Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater ) pedindo providências sobre os danos causados a pequenos agricultores e apicultores da região de Tuneiras do Oeste  e Tamarana  pelo uso abusivo de agrotóxicos. Esta foi uma das indicações aprovadas na audiência pública sobre o efeito dos agrotóxicos na produção de mel e alimentos no município, realizada na sexta-feira, 31.

    A audiência reuniu na Câmara Municipal de Tuneiras produtores, apicultores e autoridades da região.   Veneri  recebeu um pedido de socorro dos pequenos agricultores, que têm tido prejuízos permanentes em suas lavouras e colmeias causados pelo aplicação excessiva de agrotóxicos nas lavouras de soja e plantação de cana de açúcar. Os produtos matam as abelhas, responsáveis pela polinização das plantas.

    Participaram da audiência Taketoshi Sakura, Ademir Gazolla (Escritório Reginaldo do IAP de Cianorte), Roberto Carlos Machado (Supervisão Regional da Adapar de Umuarama), Milton Luís Dopp (engenheiro agrônomo), Arlei Providaico ( representante dos apicultores), vereador João Roberto Batista, agricultor Francisco Xavier Ferreira Braz da Vila Rural Sol Nascente, entre outros.

    O deputado Tadeu Veneri vem trabalhando para reduzir o uso de agrotóxicos no Paraná, onde, além da destruição da pequena agricultura,  várias cidades estão com altos índices de contaminação da água. Projeto de Veneri proibindo a pulverização aérea dos venenos foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).