Notícias

  • Audiência pública debate o impacto dos agrotóxicos na agricultura familiar

    Audiência pública debate o impacto dos  agrotóxicos na agricultura familiar
    O uso abusivo de agrotóxicos e a conexão com o extermínio das colmeias de abelhas e, consequentemente, sobre a produção de alimentos é o tema da audiência pública que o deputado Tadeu Veneri realiza nesta sexta-feira, 31, em Tuneiras do Oeste. O debate foi proposto por Veneri como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.

    Autor do projeto de lei que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no Paraná, (nº 2/2018, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, Veneri tem denunciado o impacto do uso de agrotóxicos sobre a agricultura familiar e a saúde da população, assim como o extermínio das colônias de abelhas em todo o mundo, colocando em risco a produção de alimentos. As abelhas são fundamentais na produção de alimentos porque as lavouras dependem da polinização. E as abelhas respondem pela polinização de mais de 70% das plantas com flores.

    Por meio de um pedido de informações, Veneri questionou o governo do Estado sobre o problema enfrentado pelos apicultores dos municípios Tuneiras do Oeste e Tapejara, que perderam centenas de caixas de abelhas devido à contaminação por agrotóxicos. Produtores de tomate e mandioca também mencionaram que suas lavouras foram afetadas pelo uso excessivo desses produtos.

    A audiência será realizada das 19:00h às 22:00h, na Câmara Municipal, situada à avenida Rio de Janeiro, 273, no Centro de Tuneiras do Oeste.