Veneri comentou reportagem publicada no Portal Gazeta do Povo que publicou estudo de uma entidade de defesa dos consumidores, Proteste, mostrando que a tarifa paga pelos paranaenses é a mais cara do país. De janeiro de 2016 a agosto de 2018, a correção da tarifa de água e esgoto foi de 126% contra uma inflação de 11% no mesmo período. E novos reajustes já estão agendados e autorizados para os próximos anos pela Agência Reguladora do Paraná (Agepar), como parte da revisão tarifária, aprovada em 2017 por um período de oito anos. Além do cálculo da revisão, a Sanepar aplica ainda os reajustes anuais da tarifa.
Para Veneri, o foco de atuação da Sanepar está no investidor privado em detrimento do atendimento à população. A Companhia detém atualmente 20,03% das ações totais e o restante está nas mãos de vários bancos e fundos internacionais. “Não é mais a companhia de saneamento do Paraná. É a companhia dos bancos americanos, europeus e asiáticos. Por isso, temos a tarifa mais cara do país”, afirmou Veneri.
“Há dez anos estamos denunciando e fazendo alertas sobre os rumos da Sanepar. Como está nas mãos de grupos privados internacionais, explora o povo paranaense de uma forma brutal”, disse o deputado.
Nenhum registro encontrado.