Notícias

  • Em defesa da saúde, entre nessa campanha!

    Em defesa da saúde, entre nessa campanha!

    O Observatório do Agrotóxico está coletando assinaturas para um abaixo-assinado em defesa da aprovação do nosso projeto de lei 02/2018, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no Paraná.O Observatório monitora o uso dos agrotóxicos e suas consequências para a saúde, por meio da realização de pesquisas, divulgação de informações e coleta de dados sobre contaminações.

    O trabalho é desenvolvido em parceria entre o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc), da Universidade Federal do Paraná, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná e o Ministério Público do Trabalho no Paraná – PRT 9ª Região.

    Outra campanha do Observatório é pela implementação doPrograma Estadual de Redução de Agrotóxicos (Proera). Entre outras medidas, o Proera promove a agroecologia e a produção de alimentos saudáveis e seguros para o consumo.

    Medidas para limitar ou eliminar o uso de agrotóxicos no país são urgentes para impedir o crescimento dos casos de intoxicação no país. Foram registrados 34.147 casos de intoxicação registrados entre 2007 e 2014 em todo o território nacional e,no Paraná, são notificados, em média.753 casos por ano.