Notícias

  • Conta de luz sobe 15,99%. Mais um resultado do governo tucano

    Conta de luz sobe 15,99%. Mais um resultado do governo tucano

    Como tem ocorrido anualmente desde 2011, desde que o PSDB e aliados assumiram o governo do Paraná, a tarifa de energia elétrica vai ser reajustada novamente. Desta vez, a Copel pediu e conseguiu uma correção média de 15,99% da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento vale a partir do próximo domingo, 24.

    Neste período, a conta da luz já subiu 91,08% no Paraná contra 59,53% acumulado do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Esta foi uma opção do ex-governador Beto Richa, que passou a administrar a Copel para beneficiar os acionistas privados que tiveram aumento de dividendos sobre os ganhos da empresa, de 25% para 50%, e estão faturando alto. “Enquanto isso, o povo do Paraná paga a conta da administração que o ex-governador fez para agradar os sócios privados da Copel. O interesse público foi totalmente desconsiderado nestes anos e continua sendo”, disse o deputado Tadeu Veneri durante pronunciamento na tarde desta terça-feira,

    Veneri destacou que as indústrias também vão pagar mais pela energia, 17,5%. E que esses reajustes terão um impacto direto em várias áreas, a começar pela conta de água. Ou seja, não é só a conta de energia que aumenta. Outras despesas da família vão ser corrigidas com base nesse reajuste.