Notícias

  • Famílias merecem solução definitiva em área de conflito no município de Pinhão

    Famílias merecem solução definitiva em área de conflito no município de Pinhão

    O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) pediu à direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) uma solução definitiva para a regularização da posse de milhares de hectares no município de Pinhão. Neste final de semana, Veneri esteve na comunidade Alecrim, onde as famílias estão reconstruindo suas vidas, depois do violento despejo realizado em dezembro de 2017, quando foram demolidas casas, igreja e posto de saúde.

    No sábado, dia 14, a comunidade festejou a abertura da nova igreja e a reconstrução de alguns imóveis, graças ao esforço das famílias. Mas a pendência sobre a posse da área permanece. Atualmente sob controle do grupo empresarial liderado pela Madeireira João José Zattar, a área está em disputa há muitos anos. Desde a década de 40,  as madeireiras se instalaram na região e expulsaram os pequenos agricultores de suas terras.

    Nas negociações mantidas nos últimos meses, o Incra se comprometeu a apresentar no final do mês passado um estudo para desapropriação e aquisição da área. “Nós estamos aguardando que esse processo avance porque se não houver uma solução definitiva, o drama destas famílias vai continuar”, disse Veneri.