Notícias

  • Audiência pública debaterá impactos da privatização do setor de energia sobre a população

    Audiência pública debaterá impactos da privatização do setor de energia sobre a população

    “Privatização do Setor Energético: Soberania ou Dependência? “ é o tema que será abordado em audiência pública que será realizada na próxima terça-feira, 10, no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas. O deputado Tadeu Veneri (PT) é um dos deputados que está convocando o debate desencadeado pelo chamado plano de reestruturação do setor elétrico do governo federal, que pretende vender as empresas publicas de energia.

    Entre elas, está a Eletrobrás, uma empresa estratégica que responde geração de 32% da energia do país, com 47% das linhas de transmissão e valor de mercado estimado em R$ 19,5 bilhões. “Nós queremos fazer uma discussão pública sobre o impacto que essa decisão terá sobre a população, que vai pagar mais caro pela energia”, disse Veneri.

    As entidades sindicais que representam os trabalhadores do setor alertam que o novo modelo proposto pelo governo federal representa o fim do conceito de energia como bem público e ferramenta de desenvolvimento estratégico do país. Para combater esse programa do governo federal, foi lançada a campanha “Energia Não é Mercadoria”, de iniciativa dos movimentos sociais e sindicais em defesa do setor elétrico estatal e da Eletrobras.